Esta é a Casa do Óptico do Estado de São Paulo,

onde esperamos,  vê-los em breve.

Home

História do CROO-SP

Diretoria

Delegacias Regionais

Web-Mail

Tel./Fax: No: (11) 3259 7748

 E-mail: central@croosp.org.br  MSN: centralcroosp@hotmail.com

Skype: CROOSP

 

MENU

TÉCNICO ÓPTICO

OPTOMETRISTA

GABINETE OPTOMÉTRICO

ÓPTICO PRÁTICO

FILIE-SE

FALE CONOSCO

 

CONTATOLOGIA

   

Porque a necessidade do profissional

 

Contatólogo na Adaptação de  Lentes  de  Contato

 

 

O uso de lentes de contato é uma opção importante para as pessoas que por algum motivo não querem (ou não desejam) usar óculos de grau constantemente, apesar de necessitarem dos mesmos para correção a visual.

 

A principal indicação é a estética, principalmente na hipermetropia e pessoas que praticam esportes, que são favorecidos com visão lateral.

 

 

A maioria das pessoas podem usar lentes de contato, até aquelas que sofrem de astigmatismo e presbiopia, elas representam um dos maiores avanços da última década no correção de problemas de visão, como miopia, astigmatismo, ceratocone (curvatura irregular da córnea), e podem ser usadas após cirurgia refrativa e de catarata.

 

Na miopia, as lentes de contato melhoram a qualidade da visão, pois para cada dioptria (grau) em uma lente de óculo provoca diminuição de 1% a 2% no tamanho da imagem retiniana. Este percentual pode variar com as características da lente do óculo, curvatura da córnea, comprimento axial do olho, etc. A lente de contato praticamente neutralizaria essa diminuição, já que não existe a distância ao vértice (distância entre a córnea e a lente), por se encontrar adaptada sobre a córnea, e não distante da mesma.

 

Também, no astigmatismo e na associação destes erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo), podem-se usar lentes de contato, alternado com o uso de óculos. Muitas pessoas pensam que não existem lentes hidrofílicas (gelatinosas) para a compensação do astigmatismo, e se privam de um grande benefício visual e estético.

 

As lentes de contato podem ser usadas apenas para esporte, uso social, algum evento, etc.

 

Há um vasto crescimento no setor de lentes de contato, o motivo principal é que cada vez mais e mais pessoas estão adquirindo problemas de visão, devido ao uso constante do computador e televisão.

 

Com o advento da tecnologia cada dia mais avançado, muitas pessoas erroneamente compram suas lentes através da Internet.  

É necessário estar alerta e esclarecer para não cometer essa falha que apesar de cômoda fisicamente, uma vez que nem sequer é necessário deslocar-se para obtê-las, mas pode ser extremamente incomodo e perigoso para seu olho e prejudicar muito a saúde visual.

 Não basta saber a graduação, é necessário saber a curvatura correta de sua córnea, diâmetro, tipo de lagrima, tensão palpebral, material mais adequado, reação conjuntival, etc.

(Fig.02 - Contatólogo realizando a Ceratometria)

Para adaptação adequada das lentes de contato é fundamental a avaliação preliminar do sistema lacrimal do usuário ou futuro usuário, pois alterações na composição do volume de lágrimas podem ter conseqüências nefastas, agravadas pela utilização inadequada.

 

A lente de contato altera a fisiologia da córnea, provocar doenças. Quando a lente de contato é colocada no olho, o processo de adaptação é contínuo e dinâmico e só acaba quando a pessoa deixa de usá-la.

 

Por isso, torna-se absolutamente necessário que a adaptação seja realizada através de um "contatólogo", profissional especializado em lentes de contato.  Este profissional buscará a saúde ocular e não um ato de comercialização.
 

 


      Existe grande variedade de lentes, cada uma delas direcionada às necessidades individuais. Assim, temos as rígidas – acrílicas ou gás permeáveis, as gelatinosas, podendo ser de uso diário, prolongado ou descartáveis, terapêuticas ou cosméticas.

 

       

                                                                                    Lentes Cosméticas prontas 

 

 

 

                                                                        Matéria prima (bloco bruto)

 

As lentes rígidas são lentes especiais utilizadas em astigmatismos corneais, sendo que muitas vezes as bordas das lentes necessitam ser trabalhadas e moldadas de acordo com a força palpebral e anatomia da córnea que é específica e de característica individual. O Contatólogo está capacitado para realizar esta tarefa, tornando a adaptação mais segura e adequada.

 

Paralelamente, o produto para manutenção correta dessas lentes também evoluíram no sentido de dar maior segurança, eficiência e facilidade na sua utilização. Não é seguro usar soro fisiológico.

 

Como a quantidade de usuários de lentes de contato aumentou, os fabricantes de lentes de contato estão em busca de métodos mais eficientes para correção da visão de pessoas com miopia,  hipermetropia, presbiopia e astigmatismo.

 

 

Como atuam as lentes de contato:

 

A córnea está em contato com o meio ambiente, protegida pelas pálpebras e pelas lágrimas que a cobrem, lubrificam, e protegem quimicamente. A lente de contato flutua sobre esta camada de lágrima permitindo que a mesma circule entre a lente e a córnea permitindo assim a respiração (intercambio de oxigeno com o ar).

 

Para adaptar una lente de contato é necessário conhecer perfeitamente a curvatura da córnea e a ametropia do olho. A curvatura e potencia da córnea se determina mediante aparelhos especialmente desenhados para isto. Com esses dados a lente é solicitada ao fabricante e o laboratório confeccionará a curvatura e potencia necessários. 

 

Ao colocar uma lente perfeitamente esférica sobre uma córnea irregular (astigmática ou com deformações como no caso do queratocone), a lágrima que se intercala entre a lente e córnea corrige estas irregularidades.

 

Isto ocorre principalmente com lentes de contacto rígidas. Quando as deformações corneais, são  pequenas e podem ser adaptadas as lentes hidrofílicas (gelatinosas).  Existem lentes hidrofílicas (tóricas) especiais para quem tem astigmatismo.

 

Na (fig. 03) abaixo, vemos uma ilustração do processo. A córnea é irregular, e entre esta e a lente de contato está a lágrima que  "regulariza" a superfície corneal. O resultado final é uma lente cuja superfície anterior corresponde à face anterior da lente de contato, a superfície posterior é a face posterior da córnea, formada por três elementos distintos que são a lente, a lágrima e a córnea.

 

Ao haver neutralizado a irregularidade corneal, se neutraliza igualmente o astigmatismo.

 

(Fig.03 - Note a lágrima corrigindo as distorções da córnea)

 

 

Como já comentamos anteriormente, ao contrario do que ocorre algumas vezes com os óculos, usando a lente de contato como correção óptica, a mesma não ocasiona magnificação (aumento), ou redução da imagem, já que a lente está colocada sobre a córnea.

 

Por este motivo, é um tipo de compensação ideal para pessoas com diferenças de graduação elevada entre ambos os olhos.

 

Quando esta diferença entre um olho e o outro é superior a três dioptrias, a compensação óptica com os óculos ocasiona uma diferença apreciável no tamanho das imagens que se formam, o que impossibilita a fusão sensorial das mesmas, o que pode interferir na visão binocular.

 

Finalmente, já que a lente acompanha os movimentos oculares, a correção óptica é ótima, independentemente da posição da mirada. Desta forma pode ser evitado todo o tipo de aberrações.

 

As lentes de contato proporcionam uma serie de vantagens no campo da visão simplesmente por estar colocada sobre a película lacrimal. Elas podem compensar todo e qualquer tipo de erro refrativo (grau), só não é recomendado para dioptrias (graus) muito baixos (0,50 dioptrias)

 

Existem hoje no mercado diversos tipos de lentes de contato, cada uma com suas indicações, vantagens e desvantagens, sendo que contatólogo (a) saberá indicar qual é a melhor para cada caso independente de marca.

 

 

A melhor lente de contato

 

É indicada pelo seu Contatólogo após procedimentos para adaptação,

 

e você perceberá que independente de marca, será a Lente que

 

melhor conforto e menor fatiga Visual lhe proporcionará.


Mas é principalmente sobre como as lentes são adquiridas e adaptadas que as pessoas devem ser orientadas e alertadas.

 

Somente um profissional especializado em lentes de contato, Contatólogo, pode dizer se o uso de lentes de contato é ideal para você ou qual o tipo mais adequado.

 

Atualmente contamos com profissionais altamente qualificados que estudam constantemente a fim de estar sempre atualizado na área da contatologia com o intuito de oferecer o que há de melhor para sua compensação do erro refrativo (grau), visando em primeiro lugar a saúde ocular sempre preservada.

 

Este profissional pode ser o Contatólogo, Óptico ou Optometrista especializado em lentes de contato.

 

Existem várias vantagens em buscar uma adaptação de lentes de contato com o Contatólogo (a). Além de ser o profissional preparado e voltado exclusivamente para este trabalho, realizará testes avaliativos da condição ocular externa e testes gratuitos com as lentes.

 

Será o responsável pelo processo de adaptação, ensina o manuseio correto, os cuidados com as lentes, sua manutenção e produtos mais adequados.

 

No processo gradativo de adaptação realiza as revisões de acompanhamento, verifica as condições da córnea, lagrimas e pálpebras.

 

As revisões se realizam gratuitamente, em geral uma vez por semana durante um mês, depois a cada 15 dias e finalmente sempre que o usuário sentir necessidade.

 

Portanto, as pessoas que desejam fazer uso de lentes de contato, quer com grau ou estéticas (coloridas), devem procurar o profissional Contatólogo (a) habilitado e registrado no CROO-SP, para não só fornecer as lentes, mas que estará também acompanhando e controlando, evitando assim, arriscar-se a contrair um problema sério de visão.

 

Lentes de contato são importantes no presente e serão ainda mais no futuro. O estilo de vida atual exige boa visão e liberdade de movimentos, o que nem sempre outros métodos de correção visual permitem.

 

Exemplos estão na prática de esportes, na melhor visão periférica que o motorista portador de alta ametropia tem no trânsito das grandes cidades, na simplificação dos relacionamentos inter-pessoais, no desempenho profissional em ambientes técnicos e nas atividades comuns diárias.
 

Um dos passos mais importantes para se usar lentes de contato com sucesso, é cuidar delas apropriadamente.

 

É importante saber que os produtos para o cuidado de lentes de contato não são iguais. Graças a recentes avanços tecnológicos, os cuidados de lentes de contato podem ser extremamente simples e também podem proporcionar um conforto inacreditável ao longo do dia. Portanto a indicação do contatólogo(a) especialista em lentes de contato deve ser seguida à risca.

 

 

Algumas dicas sobre Lentes de Contato: 

- O grau da lente de contato não é o mesmo usado no óculo, as características da lente são obtidas através do teste que deve ser realizado.

- É necessário obter a curvatura da córnea, portanto não comprar lentes em farmácias ou por internet.

- Todas as lentes devem ter um movimento ao piscar.

- Tenha motivação pessoal e persistência, principalmente no período inicial de uso.

- Usuário de lentes de contato deve sempre ter um óculo para ser utilizado no período em que não estiver usando a lente. Um não substitui o outro.

- Lentes de uso prolongado não quer dizer que dure um ano. Significa que oferecem maior oxigenação ou transmissibilidade, mas não se deve dormir com elas.

- O uso das lentes em ambientes com ar condicionado pode ressecar as lentes.

- Quando estiver no computador não esqueça de piscar, a maioria das pessoas fixa o olhar na tela e esquece que a piscada realiza a renovação do filme lacrimal.

- Existe a lagrima artificial, que são próprias para serem instiladas usando as lentes de contato, não use colírios indevidamente.

- As lentes devem ser limpas diariamente.

- A desproteinização deve ser realizada semanalmente (quando for utilizada a pastilha enzimática), ou diariamente junto com a solução própria para a desinfecção, no estojo que se acondicionam as lentes.

- Torne a limpeza das lentes um hábito diário.

- Os produtos especiais destinados a cada tipo de lente deverão ser indicados pelo seu (Óptico, Optometrista) Contatólogo(a) especialista.

Finalizando, faça uma experiência e realize um teste com um profissional especializado apenas em lentes de contato, será possível perceber a diferença que o contatólogo (a) fará em sua vida, facilitando o uso correto das lentes de contato e preservando a saúde ocular.

 

 Elena Gelado

 CROO-SP: 01.0303

 Master em Optometria Clínica - Espanha

 Professora e Contatóloga

 

Imagens da Revista View Magazine

www.viewmagazine.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Optometria

 

EXAMES DA VISÃO

DESDE 1833

LEGISLAÇÃO 1932

 

 

 

 

 

Av. Paulista, 2518   5º Andar  Cj. 51   -   São Paulo - SP    CEP: 01310-300

Direitos reservados ao CROO-SP - Melhor Visualisação: 1024 X 768