Esta é a Casa do Óptico do Estado de São Paulo,

onde esperamos,  vê-los em breve.

Home

História do CROO-SP

Diretoria

Delegacias Regionais

Web-Mail

Tel./Fax: No: (11) 3259 7748

 E-mail: central@croosp.org.br  MSN: centralcroosp@hotmail.com

Skype: CROOSP

 

MENU

TÉCNICO ÓPTICO

CONTATÓLOGO

GABINETE OPTOMÉTRICO

ÓPTICO PRÁTICO

FILIE-SE

FALE CONOSCO

 

 

- HISTÓRIA  E  EVOLUÇÃO  DO  PROFISSIONAL  ÓPTICO -

 

DA  PRÁTICA  AO  SUPERIOR

 

DA  REFRAÇÃO  AOS  EXAMES  DA  VISÃO

 

3° Parte

 

 

Para atender a demanda em SP dos exames de vista,

em 1895 aproximadamente, a Fotóptica (1920) e

Casa Fretin (1895 à 2002), se viram obrigadas a buscar

e contratar Optometristas nos Estados Unidos.

 

Optometria

 

EXAMES DA VISÃO

DESDE 1900

1° LEGISLAÇÃO 1932

2° LEGISLAÇÃO 1976

 

 

 

Profissionais "Óticos Práticos e Optometristas" surgem no Brasil anterior à 1900 ou, no mesmo momento do 1° óculos no Brasil. Sem formação, aprenderam o ofício na prática, época em que as profissões passavam de pai para filho, limitados à montagem artesanal de óculos por falta de cursos profissionalizantes.

 

Após 1895 as ópticas Casa Fretin (1895 à 2002) e Fotóptica (1920), se viram obrigadas a buscar Optometristas nos Estados Unidos, para suprir a demanda crescente por exames da vista no Brasil. Porém, o governo federal na intenção de melhorar o nível técnico dos profissionais da saúde, dentre eles; enfermeiros, farmacêuticos, ópticos, parteiras, massagistas e optometristas, promulga o Decreto Federal n° 20.931 de 1932, no Art. 3° - exigindo habilitação para o exercício da Optometria. Decreto gerou um grande desconforto.

 

O Governo Brasileiro não reconhece formação de estrangeiros, e como o Decreto deveria vir após ha 1° turma de formandos em Optometria, sem cursos, a demanda por exames da vista cresceu.

 

 

 

Equipamentos optométricos de 1890

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exames de vista em óptica na década 1920

           Santos - SP

                                   

 

Alguns Óticos Práticos, mais talentosos, aprenderam na "prática" com os imigrantes ha fazer exames de "REFRAÇÃO" (compensar a dioptria (grau)), parte dos "exames da vista" pertinente da profissão de Optometria, também exercida na prática, compondo 1 (um) dos serviços prestados nas casas de óptica, como são hoje nos países de origem, e no Brasil, após 1980 com formação e habilitação. 

 

Até a década de 1970, era costume das pessoas, procurarem as casas de óptica para fazer "exames da vista" exercidos por Optometristas Práticos (refracionistas), como também, confeccionar seus óculos, corrigindo a visão borrada, devido aos erros refrativos da visão, corrigindo; miopia, hipermetropia, astigmatismo e visão de perto, que não são doenças, com lentes para óculos. Algumas casas de ópticas mais tradicionais, continuam atendendo clientes antigos, e clientes indicados por amigos até os dias atuais.

 

- Certificado por competência habilitando o

Optometrista ao exercício  - 1966 - RN

Uma tarja vermelha do lado direito da vitrine, oferece

EXAMES  DE  VISTA  -  1970 - RJ

 

 O curso de Técnico em Optometria chega 80 anos mais tarde. Tempo suficiente para que outro profissional ocupasse a cadeira da Optometria, até então, vazia por falta de habilitação. 

 

 

  OPTOMETRIA

VISÃO PARA TODOS

 

 

A Importância do Profissional Óptico-Optometrista na

Melhoria da Saúde Visual Pública Brasileira
 

A Optometria é uma ciência já disponível em nosso país através do trabalho dos Ópticos-optometristas, descrita na Classificação Brasileira de Ocupações editada pelo Ministério do Trabalho, pertencente a família ocupacional N° 3223-05. Atualmente o Brasil possui diversos centros de formação técnica e acadêmica, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade. Para o pleno exercício profissional, o optometrista deve possuir diploma registrado no Sistema Nacional de Ensino, como qualquer outro diploma, possuindo validade nacional incontestável.

 

Os benefícios proporcionados pela Optometria têm sido pouco divulgados e adotados pelas autoridades de saúde no Brasil, principalmente devido à desinformação sobre o assunto.

 

Nosso país enfrenta uma grave situação na área de saúde, principalmente da saúde visual, pois 56% de sua população possui dificuldades para enxergar devido a alterações visuais de causas ópticas (erros refrativos) compensados com lentes, e não patológicas (doenças do órgão globo ocular) competência da medicina.

 

As crianças que não enxergam bem têm um rendimento escolar medíocre, com elevados níveis de repetência, os quais acabam por desestimular a continuidade de seus estudos. Milhões de adultos têm sua produtividade reduzida ou até interrompida, e os idosos detêm uma queda brusca na qualidade de vida, pela falta de uso de um simples par de óculos.  A nação brasileira perde muito dinheiro e talento por questões relacionadas à visão.

 

Esse problema pode ser resolvido de forma rápida e acessível, através da Optometria. Basta uma pequena mudança no modelo de saúde visual adotado pelo Governo.

 

Este, visa expor com maior clareza o que vem a ser a Optometria, e qual a sua importância na vida dos brasileiros.

 

Optometria: Uma profissão livre e independente
 

A Optometria auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica. Medicina é saúde. Saúde não é exclusividade da medicina. A saúde não é privativa de nenhuma profissão. A Optometria é a solução mais eficaz e menos onerosa no combate à baixa qualidade visual de um povo.

 

Nesse contexto, a Optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecia em mais de 130 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Brasil entre tantos outros.

 

O Óptico-optometrista é um profissional da saúde visual, preparado para examinar e avaliar a função visual, prescrevendo compensações ópticas (óculos de grau, proteção e lentes de contato, etc.) para os casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo, vista cansada (presbiopia) e estrabismo. Quando a alteração visual for de ordem patológica do órgão globo ocular ou sistêmica, o trabalho do Optometrista é interrompido, e o atendido orientado a procurar um médico especialista.

 

 

 

Técnico em Optometria - Técnico em Óptica e Optometria

Tecnólogo em Óptica e Optometria  -  Bacharelem Optometria

 

De formação específica, o Óptico-Optometrista ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos da visão; refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando auxílios ópticos compensatórios - sejam lentes para óculos ou lentes de contato, aplicação de prismas, filtros, sistemas tele lupas. Prevê a recomendação e o acompanhamento da prática de terapias visuais, exercícios ortópticos e a adaptação de próteses e órteses oculares. Reconhece condições patológicas oculares e sistêmicas encaminhando esses casos aos profissionais de medicina especializada.

Busca oferecer o máximo de rendimento visual com a menor fadiga. Por métodos objetivos e subjetivos. O óptico optometrista não trata de enfermidades dos olhos, não realiza cirurgias nem prescreve medicamentos. Cuida do ato visual, não do órgão globo ocular. Pode emitir laudos técnicos. Pode se responsabilizar tecnicamente por indústrias do ramo, clínicas de visão, postos de saúde, estabelecimentos ópticos.

 

 

GABINETE   OPTOMÉTRICO

GABINETE  OPTOMÉTRICO 

EQUIPAMENTOS  ÓPTICOS  OPTOMÉTRICOS

 

CROOSP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Av. Paulista, 2518   5º Andar  Cj. 51   -   São Paulo - SP    CEP: 01310-300

Direitos reservados ao CROO-SP - Melhor Visualisação: 1024 X 768