Esta é a Casa do Óptico do Estado de São Paulo,

onde esperamos,  vê-los em breve.

Home

História do CROO-SP

Diretoria

Delegacias Regionais

Web-Mail

Tel./Fax: No: (11) 3259 7748

 E-mail: central@croosp.org.br  MSN: centralcroosp@hotmail.com

Skype: CROOSP

 

MENU

TÉCNICO ÓPTICO

OPTOMETRISTA

GABINETE OPTOMÉTRICO

CONTATÓLOGO

FILIE-SE

FALE CONOSCO

 

 

- HISTÓRIA  E  EVOLUÇÃO  DO  PROFISSIONAL  ÓPTICO -

 

DA  PRÁTICA  AO  SUPERIOR

 

DA  REFRAÇÃO  AOS  EXAMES  DA  VISÃO

 

1° Parte

 

 

 

Ótico Prático (foto) - 1° Geração de profissionais Ópticos -

 

Óptico Oftálmico - Responsável Técnico por

 

Atacados, Quiosques, Laboratórios ópticos e Estabelecimentos de óptica.

(não podem adaptar lentes de contato)   

 

 

- Confecção de lentes e Montagem de Óculos - Foto de 1928 -

 

 

ÓPTICO  PRÁTICO

&

PRÁTICO  EM  LENTES  DE  CONTATO

 

 

Profissionais "Óticos Práticos" surgem no Brasil anterior à 1900 ou, no mesmo momento do 1° óculos no Brasil. Sem formação, aprenderam o ofício na prática, época em que as profissões passavam de pai para filho, limitados à confecção de lentes e montagem artesanal de óculos por falta de cursos profissionalizantes.

 

Porém, o governo federal na intenção de melhorar a qualidade do atendimento à população, exigiu nível de formação técnico, para todos os profissionais da saúde dentre eles; enfermeiros, farmacêuticos, ópticos, parteiras e optometristas, promulga o Decreto Federal n° 20.931 de 1932, exigindo formação e habilitação para o exercício das atividades relacionadas à saúde. Na inexistência de cursos para o Óptico Prático, este, deveria passar por uma banca examinadora, constituída de médicos, certificando-os para a função.

 

Não bastara a exigência de qualificação do Óptico Prático, As casas de óptica, continuavam oferecendo "exames de vista", Foi necessário criar regras para as casas de óptica, tendo como base, o único profissional existente da época, que eram os "Práticos". Surge o Decreto 24.492 de 1934, passando a tutela "técnica" das casas de óptica, para o Óptico Prático, atuando como Responsável Técnico (RT), e, a responsabilidade jurídica ao proprietário.

 

Suas atribuições limitavam-se; na usinagem da matéria prima (cristal) em lentes graduadas, e na montagem da lente na armação, sendo de sua responsabilidade; a exatidão e confecção dos óculos.

 

O decreto de 1934, proíbe médicos e suas esposas de qualquer ligação comercial com estabelecimentos de óptica.

 

Atualmente o "Ótico Prático" não existe. Mais bem preparado em cálculos e desenho geométrico, também muda a denominação para - Óptico Oftálmico - responsável técnico por; Atacados, Laboratórios Ópticos e estabelecimentos de óptica, não podendo adaptar lentes de contato, atividade do - Técnico Óptico. Fonte: SENAC - Tiradentes

 

 

Por volta de 1940, surgem as lentes de contato adaptadas por - Práticos em Lentes de Contato. Como qualquer outro ofício ou trabalho, começa de forma empírica, a formação Técnico-teórica se fará mais adiante.

 

As Ópticas Fluminense na cidade do Rio de Janeiro importavam as lentes de contato, ainda de vidro, do fabricante ZEISS da Alemanha. Adaptavam em seus clientes e distribuíam para outras ópticas no Brasil. Somente após 1947 as lentes passaram a ser fabricadas com o material PMMA (Polimetilmetacrilato). Nesta época então inegavelmente já existia a profissão de Contatólogo.

 

Em 1958, o Departamento Nacional de Saúde, estabelece normas para o exercício de Contatólogo em todo território nacional para a profissão de Prático em Lentes de Contato pela Portaria 86 de 1958. É o reconhecimento que já existia a profissão de fato, passando assim a existir de Direito.

 

Mais tarde, o Parecer 404 de 1973 do Conselho Federal de Educação, respaldado pela portaria 86/1958 inclui no Currículo do Curso Técnico em Óptica a disciplina CONTATOLOGIA.

 

Surge assim, depois de anos de - prática e conhecimentos - uma nova figura de profissional, cuja formação obedece as novas exigências, com escolaridade própria, prevista no parecer n° 451721CFE e seus anexos: a do TÉCNICO ÓPTICO.

 

O Técnico Óptico atual é uma somatória de anos de experiências, aprendizado e conhecimentos científicos para um atendimento seguro e de qualidade aos clientes/pacientes.

 

 

 

Conheça o profissional:   Técnico Óptico

 

 

 

 

Nos exames da visão, são utilizados equipamentos ópticos.

Exame de vista por Ótico-optometrista Prático - 1890

   

 

- ÓPTICA COM ÓPTICO = CASA DA SAÚDE VISUAL -

 

- ÓPTICA SEM ÓPTICO = PONTO DE VENDA -

 

- CONFIE  NO  SEU  ÓPTICO -

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Optometria

 

EXAMES DA VISÃO

DESDE 1833

LEGISLAÇÃO 1932

 

 

 

 

 

Av. Paulista, 2518   5º Andar  Cj. 51   -   São Paulo - SP    CEP: 01310-300

Direitos reservados ao CROO-SP - Melhor Visualisação: 1024 X 768