• 19 AGO 19
    CROOSP repudia atuação irregular de  profissional em Guaratinguetá

CROOSP repudia atuação irregular de profissional em Guaratinguetá

Vigilância Sanitária aprende equipamento de optometrista que atendia em Supermercado

Uma matéria veiculada nesta sexta-feira, 16, em uma rádio da cidade de Guaratinguetá destacou a atividade irregular de um optometrista que foi denunciado à Vigilância Sanitária (VISA) e teve seu equipamento apreendido. Segundo depoimento da representante da VISA à rádio, o profissional que atendia dentro de um supermercado na cidade, tinha o “intuito maior de venda de óculos”.

O Conselho Regional de Ópticos e Optometristas do Estado de São Paulo –CROOSP defende as ações da Vigilância Sanitária (VISA) previsto no Decreto Sanitário Federal nº 77.052/76 e LEI 10.083/98  no sentido de promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

No entanto esclarece que os exames de vista realizados por profissionais que não são oftalmologistas, como no caso dos optometristas, são SIM permitidos por lei quando se trata da Saúde Primária da Visão.  Ou seja, são permitidos aos optometristas a realização de exames do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos da visão; refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, entre outros.

Mas o CROOSP repudia atuações de profissionais que não atendam aos critérios firmados pela instituição e não respeitam a lei. Outro ponto de combate da associação é a venda “casada”, portanto esta atuação  vai contra as orientações do Conselho.

Para que a atividade seja legalizada, o CROOSP oferece orientação ética e jurídica, inclusive com instruções quanto à regulação na Vigilância Sanitária.

Saiba mais

A atividade de optometrista é reconhecida em mais de 130 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Brasil entre tantos outros.

Foto de Mathias Celis no Pexels