• 13 JAN 20

2020: recomeçamos nossa luta

O ano de 2019 nos trouxe muitos desafios e grandes realizações. Tivemos caminhos difíceis, mas conseguimos trilhá-los com muita determinação, foco e principalmente, união, resultando em grandes conquistas para nossa categoria.

Vamos recapitular os principais acontecimentos?

No mês de DEZEMBRO tivemos uma importante conquista na cidade de Taubaté, ocasião em que foi sancionada a lei 5520 de 04 de Dezembro de 2019 que autoriza a Vigilância Sanitária a expedir alvará para gabinetes Optométricos.

No mês de NOVEMBRO o CROOSP apresentou um anteprojeto para concessão de alvará sanitário para a instalação de consultórios optométricos na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes.

No mesmo mês, o município de Suzano sancionou a lei 5.210 de 07 de Novembro de 2019 e autoriza a Vigilância Sanitária a expedir alvará sanitário para gabinetes Optométricos.

Em OUTUBRO realizamos em Campinas o já tradicional “OUTUBRO BRILHANTE” campanha organizada pelo CROOSP focada na saúde visual preventiva da população. O evento aconteceu em duas edições, nos dias 13 e 27 de outubro em três locais diferentes, ampliando os atendimentos simultâneos realizados pelos profissionais ópticos e optometristas com organização do CROOSP.

Neste mesmo mês o CROOSP foi homenageado durante as comemorações dos 20 anos do Grupo Educacional Filadélfia, no dia 2 de outubro no Hotel Carimã, em Foz de Iguaçu – Paraná.

Em SETEMBRO tivemos uma importante conquista para a categoria com o lançamento da FRENTE PARLAMENTAR DA OPTOMETRIA na Câmara dos Deputados. Esta foi uma luta de todos os Conselhos Regionais juntamente com o Conselho Brasileiro de Optometria (CBO).

A Frente Parlamentar da Optometria tem por objetivo principal defender e obter alternativas concretas e exequíveis para as atividades do profissional optometrista, o qual tem por objetivo principal a Saúde Visual, sem qualquer discriminação; sua devida e merecida regulamentação, às atividades profissionais desenvolvidas pelos optometristas, dentre outros mais.

Também prosseguimos com nosso trabalho junto às instituições de ensino, desta vez em visita às turmas de Optometria do Centro Universitário Braz Cubas, Polo Paulista. Foi apresentado aos estudantes os trabalhos do CROOSP, suas atuações jurídicas, cursos e lutas.

No mês de AGOSTO o CROOSP realizou a eleição de sua nova diretoria.

Em JULHO foi a vez de Várzea Paulista conquistar o atendimento da Saúde Visual por Optometristas com a Lei nº 2.404, que autoriza o funcionamento de gabinetes optométricos de profissionais habilitados para o atendimento à saúde visual primária na rede primária do município.

O texto da lei prevê que a Vigilância Sanitária da cidade expedirá alvará sanitário para a abertura dos espaços de atendimento, onde serão ofertados serviços para promover correções de problemas refratários e detecção de outros males que acometem o sistema visual.

Em julho também realizamos o Workshop “Direito e Optometria – Aspectos da segurança profissional” O curso foi oferecido gratuitamente aos associados e ministrado por Dr Filipe Panace Menino na sede da entidade, localizada na Avenida Paulista,2518. Todos os participantes receberam certificados.

Divulgação Croosp

No mês de junho foi a vez de Campinas ser beneficiada com a afirmação da legalidade de atuação dos optometristas pelo Ministério Público em 26 de JUNHO de 2019.

No mês der MAIO apresentamos o edital de convocação para novas eleições do Conselho Regional de Óptica e Optometria SP.

Fevereiro, março e abril foram meses destinados à reetruturação interna.

No mês de JANEIRO fizemos a Reunião de apresentação de Trabalhos de 2018 e planejamento para 2019.

2019 foi um ano de grandes avanços na Frente Política, com a liderança do nosso diretor de Coordenação, Michel Pazos e apoio de todos os diretores da associação:

Para 2020 já demos início aos trabalhos, com a mesma determinação e afinco, com o propósito de melhorar cada vez mais e buscar novas conquistas para nossa categoria.

Em fevereiro teremos nosso curso de Neurofisiologia e neste ano está prevista a realização de nosso Terceiro Seminário Científico, evento que acontece a cada dois anos, além de outros workshops de reciclagem profissional, dentre muitos outros projetos.

Venha integrar o Croosp você também e fortalecer nossa luta. Contamos com você para crescermos cada vez mais.

Daniela Iamamoto

Presidente do CROOSP