• 23 MAR 20
    • 0

    Optometristas comemoram Dia Internacional da categoria

    No dia 23 de março, comemora-se em todo o mundo, o Dia Internacional da Optometria, que é uma atividade em franca expansão no planeta, principalmente no tocante ao reconhecimento por parte da população como uma área que atua nos cuidados da saúde primária da visão. Portanto, a data é mais um motivo para celebrar as realizações da categoria e considerar a Optometria como ciência determinante para que todas as pessoas tenham um atendimento em saúde visual de qualidade e acessível.

    É preciso comemorar também o impacto que os optometristas causam na vida do público e advogar pela inclusão de regras que permitam sua atuação no mercado de forma natural, inclusive prevendo a valorização dos profissionais.

    Neste sentido, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo – CROOSP tem se empenhado para garantir que medidas legais sejam tomadas pelas autoridades, principalmente as de vigilância sanitária para a autorização de funcionamento de gabinetes optométricos nas cidades.

    De acordo com a presidente do CROOSP, Daniela Yamamoto, o momento é de união ainda maior de todos aqueles que acreditam na optometria. “Os avanços tem acontecido na medida em que conseguimos dialogar com a sociedade para esclarecer a importância de atuação dos nossos profissionais para evitar problemas mais graves na visão das pessoas. Essa deve ser uma causa de todos nós e, acredito que unidos seremos mais fortes e alcançaremos o sucesso de nossas lutas”, afirmou Daniela.

    A optometria é essencial para a maioria da população mundial., Sem ela, muitas pessoas sofreriam com as dificuldades para enxergar números de telefones ou ler as placas da rua. Crianças com problemas de visão não diagnosticados teriam sérias dificuldades para aprender a ler, alterando o curso de seu futuro. Portanto, os optometristas desempenham um papel vital para manter saudável a visão das pessoas, porque garantem que possam ver o perigo à sua volta.
    Parabéns Optometristas.

    Saiba mais

    A OPTOMETRIA como profissão já existe no mundo há mais de 100 (cem) anos, tendo surgido como atividade pela primeira vez nos Estados Unidos por volta dos anos de 1860-1870. Atualmente, a OPTOMETRIA é uma profissão completamente difundida e respeitada no mundo inteiro, presente em mais de 130 países no mundo, entre eles: Estados Unidos; Canadá; México; Cuba; Costa Rica; Panamá; Colômbia;  Inglaterra; Alemanha; Itália; Portugal; Espanha; Rússia; Japão; China;  Índia; África do Sul; Quênia; Israel; Líbano; Austrália e Nova Zelândia.

    A Optometria é uma ciência já disponível no Brasil através do trabalho dos Ópticos-optometristas, descrita na Classificação Brasileira de Ocupações editada pelo Ministério do Trabalho, pertencente à família ocupacional N° 3223-05.

    Atualmente no país há diversos centros de formação técnica e acadêmica, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade. Para o pleno exercício profissional, o optometrista deve possuir diploma registrado no Sistema Nacional de Ensino, como qualquer outro diploma, possuindo validade nacional. O curso de optometrista é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura)

    Leave a reply →

Comentar

Cancelar envio

Photostream