O CROOSP é uma entidade civil de auto-regulamentação não autárquica de livre associação não sendo obrigatório para o exercício de atividade profissional.
 
Recomendações do MPF - SP - Clique.

 

Home

História do CROO-SP

Diretoria

Delegacias Regionais

Web-Mail

Tel./Fax: No: (11) 3259 7748

 E-mail: central@croosp.org.br 

MSN: centralcroosp@hotmail.com

Skype: CROOSP

 

MENU

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

NOSSA HISTÓRIA

 

ABPOO - 1995

 

São Paulo, 1994 - a liderado por Celso dos Santos, foi aclamado coordenador da ABPOO. Ainda neste ano um pequeno grupo de Ópticos paulistas, interessados na Optometria, foram convidados para iniciar um Curso Técnico de Optometria (ainda não haviam cursos). O Curso já estava em andamento no SENAC de Brasília coordenado pelo Prof. Ricardo Bretas - DF. O coordenador da ABPOO Celso dos Santos - SP queria trazer o Curso para São Paulo, e para isto convidou os colegas Estevão F. Dome e Noé Marinho, para uma reunião num restaurante na região da Av. Paulista.

Em 1995, aproximadamente noventa profissionais Ópticos e Optometristas representando os Estados Federativos; Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, reuniram-se durante a realização do 1° ENCONTRO NACIONAL DE PROFISSIONAIS ÓPTICO-OPTOMÉTRICA, para discutir a falta de iniciativas ou providências adotadas com a finalidade de agregar e defender os interesses dos profissionais Ópticos-optometristas em todo o território nacional.

Assim, no dia 30 de abril de 1995, em Brasília-DF, foi criado a Associação Brasileira de Profissionais de Óptica e Optometria – ABPOO, no auditório do SENAC/DF, onde por decisão unânime, manifestaram o apoio à criação de Faculdades de Optometria no Brasil, a exemplo dos países desenvolvidos e na maioria dos países em desenvolvimento, ampliar conhecimentos técnico-científicos aos profissionais Ópticos brasileiros, e atender a população (na época) em torno de 77,5 milhões de pessoas que estavam à margem do atendimento visual preventivo e corretivo, imprescindível para o desenvolvimento social e qualidade de vida.

Neste período tem início as Brigadas Optométricas com a finalidade de promover a Optometria e seus benefícios para a população. A primeira brigada foi realizada na cidade de Formoso-MG, depois Jarinú-SP, Guarujá no distrito de Vicente de Carvalho-SP, com apoio da Aeronáutica, Porto Velho (RO) e muitas outras localidades.

Em 1997, os dirigentes e membros integrantes da ABPOO deram-se conta que, a ausência de normatização específica da profissão devido a falta de entendimento das autoridades brasileiras, e a dificuldade do Governo Federal em criar novos Conselhos Profissionais Autárquicos. Com base no novo conceito da auto-regulamentação profissional, a exemplo de Portugal, foi proposto a criação do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, visando tornar realidade as expectativas de trabalho dos profissionais e adequar à legislação atual condizente com o nível de desenvolvimento técnico – científico - educacional no setor Óptico e Optométrico. Em 14 de julho de 1997, foi registrado no Cartório Marcelo Ribas – 1º Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, o novo estatuto da ABPOO, transformando por decisão da Assembléia Geral, em CONSELHO BRASILEIRO DE ÓPTICA E OPTOMETRIA - CBOO.

Depois com a transformação da ABPOO para CBOO (1997), precisávamos constituir nossos regionais. A idéia amadureceu no I CIETCOO em 1999 promovido pelo CBOO em Brasília. Fomos solicitados a fundar um Regional paulista. Após muitas reuniões criamos CROO-SP, com a revisão e assinatura no Estatuto sem custas, mesmo porque não havia recursos, a quem prestamos nossos agradecimentos ao Dr. Celsio Ribeiro (Diadema).

Em reunião solene, presidida pelo colega Carlos Suart, foi escolhido por votação a primeira diretoria do CROOSP:
 

Presidente:    Vilmario Antonio Guitel
Vice:                 Carlos Suart 
Secretário:     Alexandre Boures
Tesoureira:    So Sing Mi 

 

O Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo – CROO-SP é uma entidade sem fins lucrativos de caráter associativo, com sede na cidade de São Paulo-SP, pessoa jurídica de direito privado, instituição ligada por catorze (14) Conselhos Regionais de Óptica e Optometria e Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, legalmente constituídos. O CROOSP é responsável por atuar em prol do Óptico e Optometrista brasileiro a ele filiados, junto aos órgãos governamentais e não governamentais do Estado de São Paulo, na defesa do cidadão quando aos serviços prestados, e dos direitos profissionais, sociais e econômicos, alem de fomentar a elevação do nível de qualificação dos profissionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Optometria

 

EXAMES DA VISÃO

DESDE 1833

LEGISLAÇÃO 1932

 

Av. Paulista, 2518   5º Andar  Cj. 51   -   São Paulo - SP 

Direitos reservados ao CROO-SP - Melhor Visualisação: 1024 X 768