• 06 AGO 19
    • 0
    Várzea Paulista já pode ter saúde visual por optometristas

    Várzea Paulista já pode ter saúde visual por optometristas

    Já está valendo a lei que autoriza os profissionais a realizarem atendimento da população na cidade

    Profissionais habilitados terão alvará expedido pela Vigilância Sanitária

    Com a publicação no diário oficial de Várzea Paulista, os optometristas e a população já podem comemorar mais uma conquista. Deste o dia 18 de julho, já está em uso a Lei nº 2.404, que autoriza o funcionamento de gabinetes optométricos de profissionais habilitados para o atendimento à saúde visual primária na rede primária do município.

    O texto da lei prevê que a Vigilância Sanitária da cidade expedirá alvará sanitário para a abertura dos espaços de atendimento, onde serão ofertados serviços para promover correções de problemas refratários e detecção de outros males que acometem o sistema visual.

    Caso seja identificada a necessidade de tratamento invasivo ou com a indicação de medicamentos, o profissional encaminhará o paciente ao corpo clínico especializado.

    Esta é uma grande conquista para a população, que terá à disposição profissionais aptos a tratar da Saúde Primária da Visão, facilitando o acesso a exames de vista e contribuindo com redução das filas de espera nas unidades públicas de saúde. “Temos certeza que iremos oferecer excelentes serviços para uma população que carece que atendimento profissional para os cuidados da saúde visual. Queremos somar ao município com os profissionais que dedicaram anos de estudo para a formação qualificada de nossa profissão e que existe em mais de 130 países no mundo”, afirmou Daniela Iamamoto, presidente do Conselho Regional de Ópticos e Optometristas do Estado de São Paulo (CROOSP).

    Saiba mais

    O Óptico-Optometrista não exerce atividade médica. Este profissional realiza exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos da visão; refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando auxílios ópticos compensatórios – sejam lentes para óculos ou lentes de contato, aplicação de prismas, filtros, sistemas tele lupas.

    A atividade de optometrista é reconhecida em mais de 130 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Brasil entre tantos outros.

    Leave a reply →

Comentar

Cancelar envio

Photostream