• 14 OUT 19
    • 0
    Primeiro dia da Campanha Outubro Brilhante atende 251 pessoas em Campinas

    Primeiro dia da Campanha Outubro Brilhante atende 251 pessoas em Campinas

    Foram oferecidos exames de visão gratuitos à população

     

    O dia ensolarado no domingo, 13, motivou a população de  Campinas a comparecer na EMEF/EJA Oziel Alves Pereira para atendimentos primários da Saúde Visual realizados pelo Conselho de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo –  CROO-SP. O evento realizado em parceria com a prefeitura municipal e com apoio do legislativo da cidade. Foram realizados 251 atendimentos, 209 prescrições, 10 encaminhamentos e 32 pessoas não necessitaram de correção visual.

    São dois dias de Campanha, o próximo ocorre em 27 de outubro em dois endereços diferentes (vide endereços abaixo). Participam como voluntários: Ópticos, Contatólogos e estudantes. Todos receberão um certificado de participação do CROOSP. Para participar, é necessário ser filiado ao CROOSP, munido de sua Carteirinha de Identificação e carimbo e estar presente nos endereços indicados abaixo. O evento é aberto para atendimento ao público.

     

    Os exames são realizados por optometristas, profissionais responsáveis pelos cuidados primários da saúde visual e combate a cegueira evitável com o apoio dos Ópticos. A Optometria se faz presente no Brasil desde 1890, exercida em mais de 150 países e fomentada pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde.

    “Nosso intuito é contribuir para amplitude do atendimento da saúde visual da população, pois sabemos da enorme carência no Brasil deste tipo de atendimento, e que as pessoas ficam meses na fila de espera. Com o atendimento dos optometristas, podemos facilitar o acesso às primeiras necessidades dos problemas de visão”, destacou a presidente do CROOSP, Daniela Iamamoto.

     

    Origem do evento

    O mês Outubro Brilhante foi instituído pela Lei Municipal nº 15.528 de 5 de dezembro de 2017 e regulamentado pelo decreto municipal Nº 20.044 de 9 de outubro deste ano pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Na mesma ocasião também foi regulamentada a lei que institui a “Semana de Prevenção e Combate à cegueira“.

     

    A regulamentação institui que ações educativas sobre o tema devem ser realizadas anualmente em outubro para orientar e conscientizar a população sobre a saúde ocular e com enfoque na prevenção à cegueira. As ações devem ser desenvolvidas nas unidades de saúde, em parceria com instituições de ensino e assistenciais.

     

    Edição Anterior

    A Campanha Outubro Brilhante entra em sua 2ª edição, é um projeto de autoria do vereador Fernando Mendes, e visa a conscientização da população e a divulgação sobre a importância dos cuidados com a saúde primária da visão.

    Na primeira edição realizada em 2017 que contou com a participação do CROOSP, foram atendidas 1030 pessoas, destas 70% apresentaram algum tipo de dificuldade na visão, 6,5 % foram encaminhadas a médicos especialistas e 15,5% não apresentaram nenhuma necessidade de correção.

    Neste ano a campanha será realizada nos dias 13 e 27 de outubro. Para mais informações contatar o CROOSP: WhatsApp (11) 99430-5624.

    Mais imagens em nosso facebook. Clique AQUI

    Outubro Brilhante 2019

     

    Confira os  locais dos próximos atendimentos em Campinas:

     

     

    Dia 27/20 – das 8h às 17hs

    Centro de Integração da Cidadania (SIC)

    R.Odete Teresinha Santucci Otaviano, 2 – Bairro Vida Nova

     

     E.E. Professor Carlos Alberto Galhiego

    Av. John Boyd Dunlop s/n – Jd Santa Clara

     

    Leave a reply →

Comentar

Cancelar envio

Photostream