• 02 MAR 20
    • 0
    Optometristas lançam Campanha Nacional “Março Verde” focada na importância da Saúde Visual

    Optometristas lançam Campanha Nacional “Março Verde” focada na importância da Saúde Visual

    Organizada na capital pelo Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) e com realização nacional do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a campanha “Março Verde” visa conscientizar a população da importância dos cuidados com a Saúde Visual.

    De acordo com dados divulgados pela CBOO são mais de 6 milhões de brasileiros que sofrem com problemas na visão, entre eles, cerca de 100 mil crianças em idade escolar.

    “Essa deficiência no atendimento da população se deve à falta de implementação de um programa federal de atenção primária em saúde visual, que seja de qualidade e amplo acesso, como ocorre em vários países no mundo que já contam com o atendimento do optometrista”, explica o diretor de Relações Profissionais do CROO-SP, Augusto César F. da Silva.

    O diretor destaca que a baixa qualidade visual prejudica o aprendizado de estudantes e afeta trabalho de profissionais. Entre suas consequências está a evasão escolar, marginalização e baixa produtividade. “Todos esses fatores além de reduzir oportunidades, interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo. É preciso um olhar mais atento para esta questão que venha direto dos poderes públicos como estamos aclamando”, destaca Augusto.

    O optometrista é responsável pela identificação de problemas de acuidade visual como miopia, hipermetropia e astigmatismo. “Nossa missão é fazer o atendimento primário da visão. E diferentemente do oftalmologista, não realizamos nenhum tipo de intervenção cirúrgica”, esclarece o diretor.

    A categoria comemora o Dia do Optometrista no dia 6 de março e objetiva chamar atenção da população e autoridades para ampliação dos direitos de atendimento dos profissionais em todo o Brasil.

    Saiba mais

    A OPTOMETRIA como profissão já existe no mundo há mais de 100 (cem) anos, tendo surgido como atividade pela primeira vez nos Estados Unidos por volta dos anos de 1860-1870. Atualmente, a OPTOMETRIA é uma profissão completamente difundida e respeitada no mundo inteiro, presente em mais de 130 países no mundo, entre eles: Estados Unidos; Canadá; México; Cuba; Costa Rica; Panamá; Colômbia;  Inglaterra; Alemanha; Itália; Portugal; Espanha; Rússia; Japão; China;  Índia; África do Sul; Quênia; Israel; Líbano; Austrália e Nova Zelândia.

    A Optometria é uma ciência já disponível no Brasil através do trabalho dos Ópticos-optometristas, descrita na Classificação Brasileira de Ocupações editada pelo Ministério do Trabalho, pertencente à família ocupacional N° 3223-05.

    Atualmente no país há diversos centros de formação técnica e acadêmica, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade. Para o pleno exercício profissional, o optometrista deve possuir diploma registrado no Sistema Nacional de Ensino, como qualquer outro diploma, possuindo validade nacional. O curso de optometrista é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura)

    Leave a reply →

Comentar

Cancelar envio

Photostream