• 02 MAR 20
    • 0
    Optometristas lançam Campanha Nacional “Março Verde” focada na importância da Saúde Visual

Organizada na capital pelo Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) e com realização nacional do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a campanha “Março Verde” visa conscientizar a população da importância dos cuidados com a Saúde Visual.

De acordo com dados divulgados pela CBOO são mais de 6 milhões de brasileiros que sofrem com problemas na visão, entre eles, cerca de 100 mil crianças em idade escolar.

“Essa deficiência no atendimento da população se deve à falta de implementação de um programa federal de atenção primária em saúde visual, que seja de qualidade e amplo acesso, como ocorre em vários países no mundo que já contam com o atendimento do optometrista”, explica o diretor de Relações Profissionais do CROO-SP, Augusto César F. da Silva.

O diretor destaca que a baixa qualidade visual prejudica o aprendizado de estudantes e afeta trabalho de profissionais. Entre suas consequências está a evasão escolar, marginalização e baixa produtividade. “Todos esses fatores além de reduzir oportunidades, interfere diretamente na qualidade de vida do indivíduo. É preciso um olhar mais atento para esta questão que venha direto dos poderes públicos como estamos aclamando”, destaca Augusto.

O optometrista é responsável pela identificação de problemas de acuidade visual como miopia, hipermetropia e astigmatismo. “Nossa missão é fazer o atendimento primário da visão. E diferentemente do oftalmologista, não realizamos nenhum tipo de intervenção cirúrgica”, esclarece o diretor.

A categoria comemora o Dia do Optometrista no dia 6 de março e objetiva chamar atenção da população e autoridades para ampliação dos direitos de atendimento dos profissionais em todo o Brasil.

Saiba mais

A OPTOMETRIA como profissão já existe no mundo há mais de 100 (cem) anos, tendo surgido como atividade pela primeira vez nos Estados Unidos por volta dos anos de 1860-1870. Atualmente, a OPTOMETRIA é uma profissão completamente difundida e respeitada no mundo inteiro, presente em mais de 130 países no mundo, entre eles: Estados Unidos; Canadá; México; Cuba; Costa Rica; Panamá; Colômbia;  Inglaterra; Alemanha; Itália; Portugal; Espanha; Rússia; Japão; China;  Índia; África do Sul; Quênia; Israel; Líbano; Austrália e Nova Zelândia.

A Optometria é uma ciência já disponível no Brasil através do trabalho dos Ópticos-optometristas, descrita na Classificação Brasileira de Ocupações editada pelo Ministério do Trabalho, pertencente à família ocupacional N° 3223-05.

Atualmente no país há diversos centros de formação técnica e acadêmica, mas o seu trabalho ainda é pouco conhecido pela sociedade. Para o pleno exercício profissional, o optometrista deve possuir diploma registrado no Sistema Nacional de Ensino, como qualquer outro diploma, possuindo validade nacional. O curso de optometrista é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura)