OPTOMETRISTA

 

Formação Acadêmica

Técnico em Optometria; Técnico em Óptica e Optometria; Tecnólogo em Óptica e Optometria; Bacharel em Optometria; Pós Graduação em Optometria.

De formação específica, o Óptico-Optometrista ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos da visão; refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando auxílios ópticos compensatórios – sejam lentes para óculos ou lentes de contato, aplicação de prismas, filtros, sistemas tele lupas.

Prevê a recomendação e o acompanhamento da prática de terapias visuais, exercícios ortópticos e a adaptação de próteses e órteses oculares. Reconhece condições patológicas oculares e sistêmicas encaminhando esses casos aos profissionais de medicina especializada.

Busca oferecer o máximo de rendimento visual com a menor fadiga. Por métodos objetivos e subjetivos. O óptico optometrista não trata de enfermidades dos olhos, não realiza cirurgias nem prescreve medicamentos. Cuida do ato visual, não do órgão globo ocular. Pode emitir laudos técnicos. Pode se responsabilizar tecnicamente por indústrias do ramo, clínicas de visão, postos de saúde, estabelecimentos ópticos.

Destaca-se: O optometrista, todavia, não resta habilitado para os misteres médicos, como são as atividades de diagnosticar e tratar doenças relativas ao globo ocular, sob qualquer forma.

Optometria: Uma profissão livre e independente

A Optometria auxilia na saúde visual, entretanto não exerce nenhuma atividade médica. Medicina é saúde. Saúde não é exclusividade da medicina. A saúde não é privativa de nenhuma profissão. A Optometria é a solução mais eficaz e menos onerosa no combate à baixa qualidade visual de um povo.

Nesse contexto, a Optometria desenvolveu-se por todo o mundo, e é reconhecia em mais de 130 países entre eles: Alemanha, Inglaterra, França, Rússia, China, Índia, Japão, Líbano, Israel, EUA, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Quênia, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Guatemala e Brasil entre tantos outros.

O Óptico-optometrista é um profissional da saúde visual, preparado para examinar e avaliar a função visual, prescrevendo compensações ópticas (óculos de grau, proteção e lentes de contato, etc.) para os casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo, vista cansada (presbiopia) e estrabismo.

Quando a alteração visual for de ordem patológica do órgão globo ocular ou sistêmica, o trabalho do Optometrista é interrompido, e o atendido orientado a procurar um médico especialista.