• 15 ABR 16

Câmara recebe 1º Encontro Nacional de Optometristas

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta sexta-feira (15/4) o 1º Encontro Nacional de Optometristas com o objetivo de discutir os desafios desses profissionais que são responsáveis por aplicar técnicas para identificar problemas de acuidade visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esses profissionais são responsáveis pelo cuidado primário da visão.

“Precisamos unir a classe profissional em prol da saúde visual. Isso será possível quando as entidades se unirem para a implantação da optometria a nível nacional”, explicou o coordenador nacional do Optogrupo, Anderson Luz.

O diretor do Conselho Regional de Optometria do Estado de São Paulo, Augusto César, explicou que esses encontros são fundamentais para o aprimoramento dos profissionais. “Os debates são importantes para pensarmos em propostas e poder nos aproximar do poder público”, disse.

O presidente do Conselho de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas, concorda. “O evento é importante porque procuramos definir bases de atuação para a categoria que ajudarão no desenvolvimento dessa ciência no país. Precisamos criar um protocolo adequado para que o profissional saído das universidades tenha um norte a seguir, ditado pelas entidades que regem a categoria”, comentou. “O poder público, por meio da Câmara, pode nos ajudar fazendo um projeto de lei para inserir o optometrista dentro da atenção básica de saúde do município”, acrescentou.

O evento contou com o apoio do vereador Natalini (PV).